sábado, 9 de junho de 2012

EXPERIÊNCIA TEMPORAL

Hoje pela manhã, estava fazendo meu café e por um breve momento senti um cheiro de tempero refogado vindo da casa do vizinho e lembrei imensamente da cozinha da minha Vovó Nair, há aproximadamente 13 anos atrás. Parecia que eu estava lá e o ambiente foi reproduzido com detalhes no meu cérebro, por um instante me senti como se estivesse presente no local há mais de dez anos. Apesar da vontade de continuar lá e explorar o ambiente guardado de maneira intacta na minha memória, a realidade da lembrança foi aos poucos se desfazendo, se perdendo e rapidamente se desmanchou e se foi pela janela junto com o cheiro de tempero. Uma experiência simplesmente impressionante sem utilizar nenhuma "máquina do tempo" para isso, apenas as ferramentas que já nasceram conosco e estão guardadas nas profundezas da nossa neuroanatomia. Impressionante o poder que a nossa mente tem de viajar no tempo quando impulsionada por um estímulo sensorial, como por exemplo o olfato nesse caso, mas poderia ser também uma música. Sem dúvidas um cheiro, um perfume, uma comida ou até mesmo um odor, nos remete com imensa realidade à alguma lembrança, talvez pela proximidade da área que o olfato é processado com o nosso lobo límbico no cérebro.  Isso me faz refletir sobre a fisiologia do nosso sistema límbico e do circuito ou formação de Papez. O circuito é atribuído à Papez, descrito em 1937 e formado por algumas estruturas do nosso sistema nervoso central que estão diretamente envolvidas em experiências emocionais e entre elas destacam-se o hipocampo e amígdala, ambos localizados no nosso lobo temporal, assim como o giro do cíngulo, tálamo e hipotálamo. Uma vez recebendo informações sensoriais, como por exemplo um estímulo olfativo, somos capazes de resgatar fácil e surpreendentemente na nossa formação hipocampal do lobo temporal do nosso cérebro, experiências passadas armazenadas como memória de longo prazo com riqueza de detalhes. Certamente se quisesse parar um dia, me concentrar e revirar meu lobo temporal atrás dessas lembranças remotas não conseguiria, portanto, nada como um boa experiência olfativa para lhe apresentar emoções diferentes e mudar um pouco o seu dia... Saudade daquela lasanha que nunca mais encontrei nem parecida, obrigado ao meu cérebro por me permitir essa experiência !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário